EUA planeia fabricar drones nucleares.

drones nucleares

Os Estados Unidos planeiam fabricar uma nova geração de aviões não tripulados (drones) de propulsão nuclear, capazes de voar durante meses e executar missões de bombardeamento massivo sem necessidade de reabastecimento.

Segundo as ordens do Pentágono, o consórcio de armamento Northrop Grumman e os laboratórios Sandia National, principal agência governamental para investigações e desenvolvimento atómico, encarregaram-se da fabricação dos referidos artefactos.

Chris Coles, do foro Drone Wars UK, criticou o novo projecto de Washington em virtude da falta de segurança em comparação aos aviões tradicionais, alegando que os drones caiem com maior facilidade.

O uso bélico de aviões não tripulados, iniciado no mandato de George W. Bush, aumentou consideravelmente durante a administração do actual presidente norte-americano, Barack Obama, em Afeganistão, Paquistão, Iémene, Somália e em outros territórios.

A Defensa norte-americana procura conseguir autorização da Administração Federal de Aviação (AFA) para legalizar o voo de naves não tripuladas em território nacional.

Apesar de que Departamento de Defesa dos Estados Unidos afirmou, em reiteradas ocasiões, que os drones têm como objectivo combater os grupos terroristas, entre eles Al-Qaeda, as estatísticas afirmam que os civis são as principais vítimas dos ataques aéreos realizados por este tipo de aeronaves.

Fonte: HispanTV

,

Comments are closed.