O Senador John McCain critica Obama por falar de retirar de Afeganistão.
O ex-candidato republicano à presidência de Estados Unidos, John McCain, pediu ao governo de Barack Obama para não retirar as tropas norte-americanas de Afeganistão.
Em declarações este domingo ao programa Meet the Press, o actual senador qualificou como um êxito a contenda bélica que custou a vida a milhares de soldados do seu país e a uma grande quantidade de civis afegãos.
Também criticou o presidente Barack Obama, por estabelecer uma data limite (2014) para retirar de Afeganistão as forças norte-americanas.
“Desde o ponto de vista militar e táctico estamos ganhando, contudo, o presidente não para de falar de uma rápida retirada”, declarou McCain, ao ser perguntado sobre como afectariam os últimos assassinatos realizados por soldados norte-americanos no acordo estratégico entre Estados Unidos e Afeganistão.
Um sargento norte-americano, identificado como Robert Bales, de 38 anos, destacado na base militar da província de Kandahar, assassinou 17 civis afegãos a 11 de março passado, na sua maioria crianças e mulheres.
Segundo uma missão de investigação designada pelo parlamento afegão, pelo menos 20 militares norte-americanos estariam envolvidos no massacre.
As forças estrangeiras, comandadas por Estados Unidos, invadiram Afeganistão em 2001 com o pretexto de erradicar o terrorismo; não obstante, o incremento da violência põe em causa os objectivos e a natureza dessa intervenção.
Fonte: HispanTV
Tradução: SionismoNet
Comments are closed.