Obama: A proposta de colocar sob controle as armas químicas sírias poderia ser um grande avanço.

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, considerou esta segunda-feira como um “avance modestamente positivo”, a proposta russa para que Síria entregue o seu arsenal de armas químicas e o coloque sob controle internacional.

Também declarou que se o governo de Síria aceita a proposta da Rússia de colocar as armas químicas sob controle internacional, a opção de um ataque militar a esse país árabe ficaria completamente suspendida.

Obama

“Considero um passo modestamente positivo”, disse Obama numa entrevista a ‘ABC News’. “Vamos a ver se podemos encontrar um tipo de linguagem que evite o ataque, mas que cumpra com o nossos objectivos chave para garantir que não se usam essas armas químicas”, acrescentou.

Sobre a declaração do presidente Bashar al Assad de que qualquer ataque dos EUA contra território sírio teria “repercussões”, Obama afirmou que “Assad não possui muita capacidade”. “Não se dá o caso de que Assad possa ameaçar significativamente os Estados Unidos”, declarou. O presidente norte-americano acrescentou que os aliados de Síria, Irã e Hezbolá, poderiam “potencialmente” participar em ataques contra os EUA, mas assegurou que essas ameaças seriam “do tipo das que nos ocupamos de forma permanente”.

Apesar de Obama afirmar que “espera ardentemente que esta questão se possa resolver de forma pacífica”, declarou a Fox News que uma possível solução diplomática em Síria não significa que o Congresso rejeite uma ação militar. “Penso que é importante não levantarmos o pé do acelerador, quando se trata de nos assegurarmos de que entendam que queremos dizer o que dizemos”, sublinhou Obama.

Obama sugirió que la disposición de Siria a buscar una solución diplomática podría dar al Congreso más tiempo para decidir si le otorga autoridad para atacar. “No creo que puedan ver una sucesión de votaciones esta semana o en cualquier momento en un futuro inmediato”, dijo Obama.

O líder da maioria democrata do Senado dos EUA, Harry Reid, decidiu suspender a votação antes prevista para 11 de setembro sobre um ataque militar a Síria, enquanto a comunidade internacional discute a proposta apresentada pela Rússia sobre a resolução do conflito.

Rússia pediu para Damasco por o seu arsenal de armas químicas sob controle internacional, iniciativa que foi apoiada pelo governo da nação árabe.

Apesar do Departamento de Estado ter anunciado que o governo dos EUA fará uma “análise detalhada” da referida proposta rusa a Síria, o Secretário de Estado John Kerry declarou que contempla esta possibilidade “com sério cepticismo”.

Fonte: http://actualidad.rt.com/actualidad/view/105218-obama-eeuu-ataque-siriahttp://hispantv.com/detail/2013/09/09/240077/obama-ve-avance–siria-entregue-arsenal-quimcio

, , ,

No comments yet.

Deixe uma resposta

Leave your opinion here. Please be nice. Your Email address will be kept private.