Observatório de Direitos Humanos: Obama deve cumprir com a sua promessa de encerrar a prisão de Guantánamo

O Observatório dos Direitos Humanos (HRW) solicitou ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama que tome imediatamente as medidas necessárias para encerrar a prisão ilegal norte-americana de Guantánamo, na ilha de Cuba.

Obama deve “agir rapidamente para concretizar as renovadas promessas para acabar com o centro de detenção de Guantánamo”, assinalou o HRW num comunicado.

A organização também criticou a alimentação forçada a que são submetidos os presos que se encontram em greve de fome e  assegurou que esta medida intensifica o dano e injustiça deste centro de detenção.

Campo x-ray Guantánamo

Campo x-ray Guantánamo

Também fez referência aos 166 reclusos, dos quais somente seis enfrentam cargos formais e sublinhou que todos os prisioneiros deverão ser julgados em tribunais federais ou libertados.

Entretanto, no mesmo dia, Obama prometeu tentar cumprir com a promessa que fez ao chegar à Casa Branca e fechar esta prisão, a qual considera cara, ineficaz e prejudicial aos interesses norte-americanos.

Durante a última semana o número de grevistas chegou a 100, dos quais 21 são alimentados através de uma sonda nasogástrica. A greve de fome dos presos de Guantánamo iniciou-se em 6 de fevereiro quando um guarda da prisão apreendeu os objetos pessoais de alguns presos, como cartas, fotografias e cópias do Alcorão.

, ,

Comments are closed.