Polónia confirma a existência de prisão secreta da CIA no seu território.

Prisões secretas da CIA

Autoridades polacas confirmaram o envolvimento da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) na criação de um centro de detenção secreto em terrenos baldios da Polónia.

Durante anos, ambos os países negaram a existência desse centro de interrogatórios para suspeitos de terrorismo, entre 2002 e 2003, nesse país da Europa de Leste.

Após um debate político, o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, confirmou quinta-feira passada que o ex-chefe do Serviço de Informações do país, Zbigniew Siemiatkowski, está processado pela implicação de Polónia na construção de prisões secretas no seu território.

“Polónia tornou-se vítima da política de fuga de informação por parte de funcionários dos Estados Unidos que revelaram aspectos do programa de investigações secretas “, declarou o representante polaco, para depois acrescentar que “Polónia é uma democracia onde a legislação nacional e internacional devem ser respeitadas”.

A administração do ex-presidente norte-americano George W. Bush e numerosos agentes norte-americanos de alto nível confirmaram a instalação de prisões secretas em território estrangeiro desde 2002, com o objectivo de executar interrogatórios para obter informação aos chamados “suspeitos de terrorismo”.

Fonte: HispanTV

, , ,

Comments are closed.