Snowden abandona Hong Kong e dirige-se a Moscovo
Hoje, o ex-funcionário da CIA – Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos – Edward Snowden abandona Hong Kong num avião comercial com destino a Moscovo, capital da Rússia.
O diário de Hong Kong ‘The South China Morning Post’, citando fontes de confiança, informou que Snowden, que revelou os programas de espionagem massiva dos Estados Unidos e Reino Unido, chegará a Moscovo esta tarde.
Esta viagem realiza-se um dia após Washington ter formalmente solicitado a extradição do ex-funcionário da CIA.
Essa fonte também acrescenta que Moscovo é apenas uma etapa da viagem de Snowden, uma vez que o seu objetivo será pedir asilo político a Equador ou Islândia.
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, assegurou que Moscovo não tem qualquer informação sobre a viagem.
As autoridades de Hong Kong reconheceram que o responsável das recentes revelações de dados secretos dos Estados Unidos e Reino Unido, saiu do território para um “terceiro país” por decisão própria e mediante um canal “legal e normal”.
O polêmico caso començou em 9 de junho, quando Snowden revelou uma série de documentos sobre o programa PRISM, o qual permite à Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), ter acesso a conversas privadas mantidas no Facebook, Google, Skype e outros serviços online.
Snowden não ficou por aqui e continua a revelar os polêmicos programas de espionagem, desta vez protagonizados pelo Reino Unido.
Fonte: HispanTV
Comments are closed.