Snowden afirma que faz anos que os EUA lançam ciberataques contra a China

O ex-técnico da CIA, Edward Snowden, que fez importantes revelações sobre os programas de espionagem de Washington, deu outro importante passo ao afirma ter em seu poder provas que demonstram que os Estados Unidos levam anos espiando a China, um dos seus principais rivais.

Segundo o antigo empregado da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), tanto China como Hong Kong, levam anos sendo alvo das denominadas “operações de ciberataques” da Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA), segundo informou quarta-feira o diário de Hong Kong ‘South China Morning Post’ (SCMP).

Snowden Hong Kong

Snowden, durante uma entrevista concedida ao diário SCMP revelou a maneira de operar da NSA, a qual consiste em lançar um ciberataque à “espina dorsal” das redes, quer dizer, os grandes “routers”; uma técnica que permite ter acesso às comunicações de centenas de milhares de computadores, para não ter que espiar um a um.

O mês passado, Washington acusou a China de realizar ciberataques contra os seus sistemas informáticos e assegurou que mais de 90 % da ‘ciberespionagem’ a Estados Unidos tem origem no país asiático.

Snowden também afirmou que a NSA lançou mais de 61 mil operações de ciberataques globalmente, centenas das quais eram destinadas contra objetivos situados em China e Hong Kong, onde atualmente se encontra o norte-americano responsável pelas recentes revelações filtradas de documentos sensíveis acerca de ações de espionagem norte-americana nas comunicações.

O ex-funcionário da CIA, que se fazia chamar “Verax” (palavra latina que descreve um “relator da verdade”), foi responsabilizado de ter revelado ao diário norte-americano ‘The Washington Post’ e ao diário britânico ‘The Guardian’, informações sobre as agências federais norte-americanas e os seus método de espionagem a milhões de cidadãos.

Tradução: www.sionismo.net

Fonte: HispanTV

, ,

Comments are closed.