Snowden promete mais revelações sobre os EUA
O norte-americano de 29 anos que revelou recentemente os programas de vigilância de comunicações do governo dos Estados Unidos, Edward Snowden, promete filtrar mais revelações, além de assegurar que não é um traidor.
Através de uma entrevista mantida com o diário de Hong-Kong “South China Morning Post” esta quarta-feira, o ex-técnico da Agência Central de Inteligencia dos Estados Unidos (CIA), que se encontrava em paradeiro desconhecido, afirmou que não é herói nem traidor.
Snowden, que levantou a fúria das autoridades norte-americanas e uma grande polêmica mundial devido às suas filtragens, também informou que permanecerá em Hong Kong sem se esconder da justiça e permitirá que o povo decida sobre o seu futuro.
Segundo Snowden, que se mostra bastante decidido a permanecer em Hong Kong, considera que a cidade onde se encontra é o lugar mais seguro, donde poderá lutar contra qualquer tentativa de extradição.
Hong Kong, é território semi-autônomo de China e possui um sistema judicial independente baseado na estrutura legal britânica. Pelo que Snowden poderia evitar a extradição convencendo as autoridades jurídicas daquele país de que é objeto de perseguição política.
Mesmo assim, alguns especialistas defendem que Pequim também poderia intervir caso a extradição finalmente venha a ser pedida.
As informações publicadas por este ex-técnico da CIA criaram uma forte onda de críticas nos EUA, União Europeia (UE) e outros ativistas defensores dos direitos civis.
Comments are closed.